Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro
Cirad

  Buscar  

 

   Busca Avançada

O Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica para o desenvolvimento (CIRAD) conduz pesquisas em parceria com cerca de cinqüenta países tropicais; dentre eles, o Brasil se tornou o país de maior lotação de nossos pesquisadores CIRAD residentes, em 2004. A importância desta parceria equipara-se à imagem deste gigante tropical agrícola do planeta, que soube adotar uma força de pesquisa de primeiríssima importância, em particular nas ciências agronômicas e ambientais. Esta importância reflete também uma proximidade cultural de mais de 25 anos de parceria com as equipes de pesquisa brasileiras, da EMBRAPA em particular, mas também de universidades, cooperativas, grupos de produtores e poderes públicos.


Apresentação

Organismo público com estatuto de Estabelecimento Público Industrial e Comercial, criado pelo Decreto da República Francesa 84-429 do 6 de junho de 1984, o CIRAD tem por missão contribuir com o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e subtropicais por meio de:


- pesquisas;

- realizações experimentais;

- ações de formação na França e exterior;

- informação científica e técnica.


Suas atividades abrangem a área das ciências agronômicas, veterinárias, florestais e agroalimentares, seguindo uma abordagem integrada multi-disciplinar. Elas visam combater a pobreza, intensificar a agricultura e produção de biomassa energética, assim como reduzir os impactos das atividades humanas sobre a mudança climática e o meio ambiente, aprimorando a produção, conservação e transformação dos produtos, manejo dos recursos e do ambiente, as organizações e sociedades.


Um princípio de ação: a parceria

Os pesquisadores do CIRAD atuam, através de missões de longa, média e curta duração, em mais de 50 paises da África, Ásia, Pacífico, América Latina e Europa. Sua ação está sempre inserida no âmbito de projetos construidos e montados junto aos atores da pesquisa e do desenvolvimento:

· Os institutos de pesquisa e as universidades;

· As organizações profissionais e o setor privado;

· Os poderes públicos e as instituições de financiamento;

· As coletividades locais;

· As ONG,

a campo nos países do Sul, com o apoio dos laboratórios dos países do sul e do norte.


Um dispositivo de pesquisa

Na França, o CIRAD dispõe de escritórios e laboratórios em região parisiense e em Montpellier, assim como nos departamentos e territórios de ultramar (Guadalupa, Guiana francesa, Martinica, Mayotte, Nova Caledonia, Ilha da Reunião e Polinésia francesa).

Ele é organizado por unidades de pesquisa, distribuidos em departamentos.


No Brasil

A equipe do Cirad no Brasil se constitui de 30 pesquisadores permanentes, além de uma dezena de estagiários. Em 2004, este país se tornou seu primeiro local de implantação fora da França.

Devido a seu mandato, compete ao CIRAD trabalhar em região tropical com numerosas temáticas de pesquisa, que vão desde a genômica até a transformação de produtos; e em diversas escalas, desde a parcela até as sociedades rurais ou o desenvolvimento regional. Buscando a eficácia de uma pesquisa em cooperação que tem de contribuir com o desenvolvimento, o CIRAD realizou, com seus parceiros brasileiros, um esforço particular de hierarquização, identificando 5 grandes eixos de parceria para o período 2003-2009:
- a genômica, a gestão dos recursos genéticos, o melhoramento varietal e a proteção integrada dos cultivos;

- o desenvolvimento sustentável e a gestão dos recursos naturais, em particular na região amazônica;

- o apoio à agricultura familiare e ao desenvolvimento territorial;

- o desenvolvimento de novos sistemas de cultivo para as áreas tropicais úmidas;

- as transformações agroalimentares e a diferenciação dos produtos.


O Cirad exerce uma atividade de formação e participa da orientação de mestrados, dotourados e pós-dotourados brasileiros com, em certos casos, estadias com recepção científica na França.


Parceiros

O Cirad desenvolveu ligações próximas e diversificadas com a comunidade científica. Com a Embrapa, ator principal da pesquisa agronômica no Brasil, mas também com várias universidades, com ministérios, associações de produtores ou empresas particulares, o Cirad constrói parcerias de pesquisa e desenvolvimento.

  • Empresa Brasileira de pesquisa agro-pecuária (Embrapa)

  • Fundacão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

  • Varias universidades : Universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp), de Brasília (UnB), de Santa Cruz-Ilhéus (UESC), Universidades Federais do Pará (UFPa), da Paraíba (UFPb), do Santa Catarina (UFSC)...

  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

  • Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueria /Centro de Pesquisas do Cacau (CEPLAC/CEPEC)

  • Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

  • Cooperativa central agropecuária de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico (Coodetec)

  • Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

  • WWF-Brasil

  Hiperbólica
 

Pasta de documentos

Adicionar
Visualizar
  $link_informes
Topo | Página Inicial | Voltar

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n 9.610.
Política de Privacidade. sac@sct.embrapa.br

Embrapa Sede
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final)
Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: (61) 448-4162 / 448-4155 - Fax: (61) 272-4168