Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro
Raças

  Buscar  

 

   Busca Avançada

Autores: Luiz Pinto Medeiros; Raimundo Nonato Girão; Eneide Santiago Girão; José Carlos Machado Pimentel. “Caprinos – princípios básicos para sua exploração”. Teresina: Embrapa CPAMN. Brasília: Embrapa SPI, 1994. 177 p. ISBN 85-85007-29-X.


O potencial de produção de carne, leite e pele tem sido considerado muito baixo nos animais nativos do Nordeste do Brasil. Por essa razão, animais de raças exóticas têm sido frequentemenete introduzidos com o objetivo de melhorrar principalamente o potencial de produção de leite. No entanto, essas intorduções não têm obedecido a um programa pré-estabelecido de melhoramento genético local. É importante lembrar que, tanto a preservação dos animais nativos como a intordução de animais exóticos sõa recursos necessários no desenvolvimento de um programa de melhoramento genético eficiente. O material nativo deve ser preservado, obviamente, para servir como fonte de germoplasma adaptado e resistente às adversidades do meio, e o material exótico como fonte de germoplasma para melhoria da produção.

As raças ou tipos nativos encontram-se dispersos em vários estados do Nordeste e os animais com características raciais definidas constituem uma minoria do rebanho nacional. Segundo Araújo (1979), o caprino como um tipo racial padrão com características definidas vem desaparecendo gradativamente, em decorrência dos frequentes cruzamentos desordenados e sem objetivos definidos.

Ao se inciar uma criação de caprinos deve-se levar em conta o objetivo da exploração, para proceder a escolha do tipo racial que melhor se adapte às condições da região. Assim, deve ser considerado a localização da propriedade em relação ao centro consumidor de carne, pele, leite ou seus derivados, e a qualidade das terras, pastagens, aguadas e instalações, bem como as condições climáticas (temperatura, precipitação pluviométrica), além de outros fatores como altitude, latitude e topografia da região.


Nativas
  Raças Nativas de Caprinos
Exóticas
  Raças Exóticas de Caprinos

  Hiperbólica
 

Pasta de documentos

Adicionar
Visualizar
  $link_informes
Topo | Página Inicial | Voltar

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n 9.610.
Política de Privacidade. sac@sct.embrapa.br

Embrapa Sede
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final)
Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: (61) 448-4162 / 448-4155 - Fax: (61) 272-4168