Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Soja      Equipe editorial Ajuda

Enxofre

Autor(es): Cesar de Castro ; Dirceu Klepker ; Gedi Jorge Sfredo ; Fábio Alvares de Oliveira ; Adilson de Oliveira Júnior

O enxofre (S), geralmente fornecido na forma do íon sulfato (SO4-2), é um nutriente que devido à sua mobilidade, tende a se acumular na camada subsuperfícial do solo.  Assim, a avaliação da disponibilidade correta de enxofre no solo, deve considerar a análise de solo em duas profundidades, 0 a 20 cm e 20 a 40 cm, classificando-se a sua disponibilidade de acordo com a textura do solo.
Os níveis críticos de S são 10  e 35 mg dm-3 para solos com teor de argila maior que 40 % e 3 e 9 mg dm-3 para solos com teor de argila menor ou igual a 40 %, respectivamente nas profundidades 0 a 20 cm e 20 a 40 cm. As doses de S são recomendadas de acordo com a classe de teores disponíveis nas duas camadas (Tabela 1).
Como estratégia de adubação de reposição do enxofre, removido por perdas por lixiviação, ou pela exportação dos grãos, a adubação de manutenção corresponde a 10 kg de S para cada 1.000 kg de produção de grãos esperada.

 

Tabela 1. Indicação de adubação de correção e de manutenção com enxofre (S), conforme as faixas de teores de S no solo (mg dm-3), a duas profundidades no perfil do solo, para a cultura da Soja no Brasil. 2ª aproximação.

Tbela 1 - Enxofre

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041