Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Feijão      Equipe editorial Ajuda

Plantas daninhas

Autor(es): Tarcísio Cobucci

O feijoeiro é cultura de ciclo relativamente curto, cerca de 90 dias da emergência à colheita para a maioria das cultivares, variando de 60 a 110 dias, dependendo do hábito de crescimento. Isso faz com que a cultura seja bastante sensível à competição, sobretudo nas fases iniciais de desenvolvimento. O período em que as plantas daninhas causam maiores danos compreende os primeiros 30 dias após a emergência (DAE), podendo se estender até 40 DAE para cultivares mais tardias (Figura 1). Dentro desse período, o Período Crítico da Prevenção da Interferência-PCPI (Período em que as plantas daninhas afetam a produtividade da cultura) ocorre entre 10 a 30-40 dias, dependendo do ciclo da cultivar.

Foto: Lauro Mota


Figura 1. Ataque de plantas daninhas.


Além da redução no rendimento, algumas plantas daninhas hospedam agentes causais de doenças fúngicas associadas às sementes das plantas daninhas.

O mosaico-dourado do feijoeiro, por exemplo, transmitido pela mosca-branca (Bemicia tabaci Gem.), tem como hospedeiras alternativas as plantas daninhas Sida rhombifolia e Euphorbia heterophylla. Certas espécies como a Ipomea spp. afetam também a colheita manual ou mecânica do feijão, particularmente quando a maturação das espécies é diferenciada. Quando a maturação é simultânea, no caso de produção de sementes, a legislação nacional estabelece limites de tolerância para sementes de espécies daninhas toleradas e determina as espécies proibidas.

Dentre aproximadamente 1.200 espécies de plantas daninhas que ocorrem nas áreas exploradas por agropecuaristas no Brasil, pelo menos 32 espécies são citadas como importantes na cultura do feijão. Destas, mais de 60% pertencem às famílias Poaceae (12) e Asteraceae (8), e a maioria é de ciclo anual reproduzindo-se por sementes. Apenas três plantas daninhas estão entre as dez mais importantes no mundo (tiririca, grama seda e capim-pé-de-galinha).

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!
Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041