Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro
Danos fisiológicos

Autor(es): Celso Luiz Moretti

  Buscar  

 

   Busca Avançada

Escaldadura

A escaldadura ou queimadura por sol é bastante comum em cebolas na fase de cura a campo. É caracterizado pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas nos bulbos expostos ao sol. O problema é mais sério em regiões e/ou épocas do ano de alta insolação e em cebolas de bulbos arroxeados. Para minimizar este problema, é importante reduzir a incidência direta de luz solar sobre os bulbos logo após a colheita. Recomenda-se que os bulbos sejam protegidos pela parte aérea da planta vizinha e assim por diante.


Injúria de congelamento

A transferência dos bulbos das condições injuriantes (temperatura menor que -0,8ºC) para a temperatura ambiente resulta em catáfilos amolecidos, com aspecto aguado e com ocorrência freqüente de doenças.

 

Catáfilos translucentes

É uma desordem similar à injúria de congelamento. Geralmente ocorre devido à degradação excessiva de carboidratos ou pelo armazenamento em atmosferas com concentrações de CO2 superiores a 8%. Demora na colheita e cura prolongada são alguns dos fatores que podem contribuir para o aparecimento desta desordem. A translucência dos catáfilos pode ser evitada por meio do rápido armazenamento dos bulbos após a cura.


Catáfilos aguados

Tipicamente, os sintomas incluem películas com aspecto grosseiro as quais, quando retiradas, revelam bulbos com aspecto aguado e vítreo. Os catáfilos aguados são mais facilmente colonizados por fungos e bactérias. Assim como no caso anterior, colheita tardia e cura prolongada são fatores que contribuem para o aparecimento desta desordem.

  Hiperbólica
 

Pasta de documentos

Adicionar
Visualizar

 

Informes
Embrapa Arroz e Feijão
Cotações Correpar
Agritempo

Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n. 9.610.
Política de Privacidade. sac@embrapa.br
2005-2010
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041