Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Cana-de-Açucar      Equipe editorial Ajuda

Adubação mineral

Autor(es): Antonio Dias Santiago ; Raffaella Rossetto

A improbabilidade de o solo fornecer às plantas todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento faz da adubação mineral uma atividade essencial para a agricultura (Figura 1). Sempre que possível, o agricultor deverá optar pela adubação orgânica. Na impossibilidade desta, a adubação mineral deverá ser realizada para aumentar a produtividade.


Fig. 1. Abastecimento de fertilizantes. 
Foto: Ricardo Azevedo Gonçalves.

A seguir, são apresentadas as recomendações de adubação mineral para o Estado de São Paulo, indicadas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Boletim Técnico nº 100, de 1996.

Nitrogênio (N)

As fontes de nitrogênio (N) mais utilizadas são a uréia (45% de N), sulfato de amônio (21% de N e 23% de enxofre - S), nitrato de potássio (13% de N e 44% de K2O), fosfato monoamônico ou MAP (10% de N e 46 a 50% de P2O5) e fosfato diamônico ou DAP (16% de N e 38 a 40% de P2O5).

Aplicação do nitrogênio na cana-planta

A quantidade de nitrogênio a ser aplicada na cana-planta pode ser verificada na Tabela 1.

Tabela 1. Adubação de nitrogênio para
cana-planta.


Fonte: Raij et al. (1996)

Aplicação do nitrogênio no cultivo da cana-soca

No caso da cana-soca (Figura 2), a quantidade de nitrogênio irá variar conforme a análise preliminar do solo e a produtividade esperada, conforme indica a Tabela 2.


Fig. 2. Adubação com nitogênio na cana-soca sobre a palhada.
Foto: Raffaella Rossetto.

 
Tabela 2. Adubação de nitrogênio para cana-soca. 
 
Fonte: Raij et al. (1996).

Fósforo (P)

As principais fontes minerais de fósforo são o fosfato monoamônico ou MAP (10% de N e 46 a 50% de P2O5) e fosfato diamônico ou DAP (16% de N e 38 a 40% de P2O5), superfosfato simples ou super simples (16 a 18% de P2O5 e 18 a 20% de Ca - Cálcio), superfosfato triplo ou super triplo (41% de P2O5 e 7 a 12% de Ca) e termofosfato (18 % de P2O5, 9% de Mg - Magnésio, 20% de Ca e 25% de SiO4).

Os termofosfatos são excelentes fontes de fertilizante fosfatado e apresentam também outros nutrientes e elementos benéficos como o Mg e o Si. 

Aplicação do fósforo na cana-planta

Recomenda-se a aplicação de todo o adubo fosfatado que a planta irá necessitar ao longo de cinco anos, no momento do plantio, ou seja, no fundo do sulco. O plantio é a única oportunidade de colocar o fósforo em profundidade, bem próximo das raízes. A quantidade de fósforo a ser aplicada na cana-planta depende da análise de solo e da produtividade esperada pelo produtor (Tabela 3).

Tabela 3. Adubação de fósforo para cana-planta. 

Fonte: Raij et al. (1996).

Aplicação do fósforo no cultivo da cana-soca

A adubação fosfatada da cana-soca é pouco utilizada, pois, devido à baixa mobilidade do fósforo no solo e ao aprofundamento do sistema radicular da cana, a eficiência de utilização deste nutriente pela cana-soca é baixa. Mesmo assim, em condições de extrema falta de fósforo, pode haver resposta da soqueira a adubação fosfatada. No caso da cana-soca, também, a quantidade de fósforo a ser ministrada depende da análise de solo e da produtividade esperada pelo produtor, como mostra a Tabela 4.

Tabela 4. Adubação de fósforo para cana-soca.

Fonte: Raij et al. (1996).

Potássio (K)

As principais fontes de potássio para adubação mineral na agricultura são: cloreto de potássio, sulfato de potássio (48 a 50% ou 60 a 62% de K2O) e nitrato de potássio (16% de N e 46% de K2O), sendo o cloreto de potássio o mais utilizado, com cerca de 90% do volume aplicado para suprir a necessidade de potássio na agricultura brasileira.

Aplicação do potássio na cana-planta

A quantidade de potássio a ser aplicada na cana-planta dependerá de dois fatores: análise de solo e produtividade esperada (Tabela 5).

Tabela 5. Adubação de potássio para cana-planta. 

Fonte: Raij et al. (1996).

Aplicação do potássio no cultivo da cana-soca

A quantidade de potássio a ser aplicado na cana-soca depende da análise de solo e da produtividade pretendida desejada (Tabela 6).

  Tabela 6. Adubação de potássio para cana-soca.
 
  Fonte: Raij et al. (1996).

Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre(S)

A adubação para suprir as necessidades de cálcio, magnésio e enxofre são realizadas através do uso do calcário e do gesso. 

Micronutrientes

Cobre (Cu), Zinco (Zn), Manganês (Mn), Ferro (Fe), Molibdênio (Mo)

Micronutrientes são utilizados na agricultura na ordem de gramas ou alguns quilos por hectare, porém em doses muito pequenas para suprir a necessidade da planta, e geralmente, são misturados junto com outros adubos minerais ou aplicados na forma de adubos foliares.

Na cana-de-açúcar, os micronutrientes mais importantes são: boro, cobre e zinco, sendo que a ausência ou a deficiência desses elementos no ambiente pode causar grandes prejuízos para a produção de cana.

Os outros micronutrientes também são importantes, porém sua utilização ainda é pouco difundida entre os canavieiros, devido a resultados pouco expressivos no aumento da produção. Geralmente, faz-se o uso de micronutrientes quando nota-se a deficiência dos mesmos.

Aplicação de cobre e de zinco na cultura canavieira

Uma vez constatada a deficiência de boro, cobre ou zinco, a reposição deve ser realizada durante a adubação de plantio. A Tabela 7 indica as quantidades recomendadas por especialistas.
 
Tabela 7. Adubação de zinco e cobre na cultura da cana.

Fonte: Raij et al. (1996).
 
Fonte consultada:
 
RAIJ, B. van et al. (Ed.). Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed.  Campinas: Instituto Agronômico, 1996. (IAC. Boletim Técnico, 100).
Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041