Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

 

Importância econômica e social

Autor(es):  Marcelo Bezerra Lima Alberto Duarte Vilarinhos

  Buscar  

 

   Busca Avançada

A produção brasileira de banana está distribuída nas 27 unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal, destacando-se, depois da laranja, como a fruta mais importante em área colhida, quantidade produzida, valor da produção e consumo.

Os Estados de São Paulo, Bahia, Pará, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará são os mais representativos, tanto em área colhida quanto em produção de banana no Brasil, sendo que mais de 95% da produção são destinados ao mercado interno.

Apesar da expansão dos grandes cultivos comerciais, a bananeira é produzida principalmente por pequenos e médios produtores, com uso intensivo da mão de obra familiar.

Consumida pelas mais diversas camadas da população, a banana se faz presente na mesa dos brasileiros com um consumo per capita em torno de 25 kg/ano. Porém, a parcela da renda gasta com a aquisição deste produto é de 0,87% do total das despesas com alimentação.

Cerca de 98% da produção são consumidos in natura. Os outros 2% representam alimentos processados, tais como chips, purê, doces, banana-passa, flocos, farinha, entre outros


Informações Complementares:

Adicionar à Pasta Comercialização Produção e problemas na comercialização; Concentração da produção e comportamento dos preços; Inserção do Brasil no mercado externo. Mais Detalhes
  Hiperbólica
 

Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar

  Informes
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041