Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

 

Pragas

Autor(es):  Flávia Rabelo Barbosa

  Buscar  

 

   Busca Avançada

Durante seu desenvolvimento, a mangueira é atacada por diversas pragas, que provocam diferentes tipos de danos. Dentre as pragas conhecidas, algumas são chave, secundárias e ocasionais ou esporádicas. A classificação de praga chave ou secundária pode variar, dependendo da região. Como pragas chave ou principais, são consideradas aquelas que com freqüência provocam danos econômicos, exigindo medidas de controle. Como pragas secundárias são consideradas aquelas que embora causem injúrias à cultura, raramente provocam danos econômicos. Para o estabelecimento de um controle racional no campo, a identificação do inseto e o conhecimento dos seus danos e sintomas são informações fundamentais.

No campo, a simples observação visual não expressa a população real das pragas presentes no plantio. Para o controle racional das principais pragas da mangueira, indica-se a realização de amostragens, isto é, inspeções regulares na área, para verificação do nível da praga, com base no número de insetos capturados em armadilhas (como é feita para moscas-das-frutas), no número e nos sintomas de ataque (outras pragas). Assim, só será realizado o controle quando o nível de ação for atingido. O nível de controle ou nível de ação refere-se à menor densidade populacional da praga que indica a necessidade de aplicação de táticas de controle para impedir que uma perda de produção de valor econômico seja atingida.

Pragas primárias
  Pragas primárias
Pragas secundárias
  Pragas secundárias
Pragas Quarentenárias
  Descrição das pragas quarentenárias

Informações Complementares:

Adicionar à Pasta Pragas Durante o seu desenvolvimento, a mangueira (Mangifera indica L.) é atacada por diversas pragas, que provocam diferentes tipos de danos. Em 1998 foram registradas 260 espécies de insetos e acáros, como pragas de maior ou menor importância. Dentre estas, há pragas chave, secundárias e ocasionais ou esporádicas. A classifciação de pragas chave, secundárias pode variar, dependendo da região. Mais Detalhes
  Hiperbólica
 

Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar

  Informes
Embrapa Semi-Árido
Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041