Lançamento: 02/09/2013

Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Uva de Mesa      Equipe editorial Ajuda

Foto: Maria Auxiliadora Coêlho de Lima

Parreiral de uva 'Sugraone'

A cultura da videira possui particularidades que a tornam uma atividade que requer especialização por parte do produtor. Acrescenta-se a isso a diferenciação dos sistemas de produção, dependendo do destino dado ao produto: processamento ou consumo in natura.

Reconhece-se que a uva destinada ao mercado de fruta fresca demanda a adoção de práticas culturais, de estratégias de manejo e conhecimento de mercado diferenciados daquela que objetiva o processamento. No Brasil, a produção de uvas de mesa é registrada em alguns estados. Porém, é no Nordeste Brasileiro, mais especificamente no Vale do Submédio São Francisco, que o aperfeiçoamento tecnológico permitiu a produção de uvas finas de mesa com qualidade que atende a nichos de mercado dentro do País e às exigências de diferentes importadores. 

A árvore do conhecimento da Uva de Mesa reúne as informações sobre sistemas de produção embasados na qualidade da uva, no uso racional dos insumos e dos recursos disponíveis na propriedade bem como no alcance de mercados economicamente estratégicos. Fornece informações sobre toda a cadeia, desde os requerimentos necessários à produção (denominados de pré-produção), à produção propriamente dita e às etapas e agentes que atuam fora da propriedade rural (pós-produção).

Veja também

Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!
Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Opções de Navegação
  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links
Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041