Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Território Mata Sul Pernambucana      Equipe editorial Ajuda

Bacia do Rio Una

Autor(es): André Julio do Amaral ; Manoel Batista de Oliveira Neto

Localização

A Unidade de Planejamento Hídrico UP5, que corresponde à bacia hidrográfica do Rio Una, está localizada no sul do litoral do Estado de Pernambuco, entre 08º17’14” e 08º55’28” de latitude Sul, e 35º07’48” e 36º42’10” de longitude Oeste.

A bacia do rio Una limita-se, ao norte, com a bacia do Rio Sirinhaém (UP4) e com o grupo de bacias de pequenos rios litorâneos 4 – GL4 (UP17); ao sul, com a bacia do Rio Mundaú (UP6), o Estado de Alagoas, o grupo de bacias de pequenos rios litorâneos 5 - GL5 (UP18) e o grupo de bacias de pequenos rios interiores 1 – GI1 (UP20); a leste, com o Oceano Atlântico, a bacia do Rio Sirinhaém, o GL4 e GL5; e, a oeste, com a bacia do rio Ipanema (UP7).


Rede Hidrográfica

A nascente do Rio Una localiza-se no Município de Capoeiras, apresentando-se intermitente até aproximadamente a cidade de Altinho, quando se torna perene. Possui uma extensão de cerca de 290 km, tendo como principais afluentes, pela margem direita, o riacho Quatis e os Rios da Chata, Pirangi, Jacuípe e Caraçu. O Rio Jacuípe serve de limite entre os Estados de Pernambuco e Alagoas. Pela margem esquerda, destacam-se os riachos Riachão, Mentirosas e do Sapo e os Rios Camevô e Preto.


Divisão Político-Administrativa

A bacia do Rio Una apresenta uma área de 6.740,31 km², dos quais 6.262,78 km² estão inseridos no Estado de Pernambuco, correspondendo a 6,37 % do total do Estado. A bacia abrange 42 municípios, dos quais 11 estão totalmente inseridos na bacia (Belém de Maria, Catende, Cupira, Ibirajuba, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Panelas, São Benedito do Sul e Xexéu), 15 possuem sede inserida na bacia (Água Preta, Agrestina, Altinho, Barreiros, Bonito, Cachoeirinha, Calçado, Capoeiras, Jucati, Jupi, Jurema, Lajedo, Quipapá, São Bento do Una e São Joaquim do Monte) e 16 estão parcialmente inseridos (Barra de Guabiraba, Bezerros, Caetés, Camocim de São Félix, Canhotinho, Caruaru, Gameleira, Joaquim Nabuco, Pesqueira, Rio Formoso, Sanharó, São Caetano, São José da Coroa Grande, Tacaimbó, Tamandaré e Venturosa).

A bacia do Rio Una é de grande importância para a Mata Sul Pernambucana, pois, dos 11 municípios totalmente inseridos nesta bacia, sete pertencem à referida região (Belém de Maria, Catende, Jaqueira, Maraial, Palmares, São Benedito do Sul e Xexéu). Os municípios de Barreiros, Quipapá, São José da Coroa Grande, que possuem suas sedes inseridas na bacia hidrográfica, também fazem parte da região de estudo. Assim, a bacia hidrográfica do Rio Una, destaca-se como sendo a principal, em termos de abrangência e extensão territorial, para a Mata Sul.


Reservatórios

Dos reservatórios da bacia do Rio Una, com capacidade máxima acima de um milhão de m³, dois estão localizados parcialmente na Mata Sul Pernambucana: Pau Ferro e Prata (Tabela 1).


Tabela 1. Reservatório hídrico, capacidade de armazenamento e municípios de ocorrência pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Una

 

 

Reservatório

Capacidade (m3)

Município

Brejo do Buraco

1.070.000

Altinho

Caianinha

1.361.314

São Joaquim do Monte

Gurjão

3.897.000

Capoeiras

Pau Ferro

12.175.000

Quipapá/Jurema

Poço da Areia

2.300.000

Bezerros

Prata

42.147.000

São Joaquim do Monte/Belém de Maria

Fonte: Araujo Filho et al. (2001).

   

     Foto. Josué Francisco,2011

    

     Figura 1.Rio Una no Municipio de Palmares, PE.

 

    Foto. Josué Francisco,2011

   

     Figura 2. Rio Pirangi no Municipio de Jaquiera, PE.

 

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041