Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Território Mata Sul Pernambucana      Equipe editorial Ajuda

Época de plantio, preparo do solo e plantio

Autor(es): Almir Dias Alves da Silva

Época de plantio

A época de plantio da batata-doce varia em função das condições locais (temperatura, chuva, luminosidade, fotoperíodo) e da cultivar (precocidade, vigor e tipo de planta). Nas regiões que apresentam temperatura elevada durante o ano todo, a batata-doce pode ser plantada em qualquer época, devendo-se contudo fazer irrigação na época da seca. A Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco constituem-se em regiões adequadas para o cultivo da batata-doce.

 

Preparo do Solo

A batata-doce produz relativamente bem em vários tipos de solo; entretanto, as melhores produções são obtidas em solos leves. Os solos de boa estrutura favorecem a oxigenação e penetração das raízes. Solos úmidos são desaconselháveis para a cultura. Escolhido o terreno para plantio, recomenda-se efetuar a análise do solo. As amostras devem ser coletadas e enviadas a laboratório especializado no mínimo quatro a cinco meses antes do plantio.

Se o resultado da análise do solo recomendar uma calagem (correção da acidez), esta deve ser realizada preferencialmente utilizando-se calcário dolomítico finamente moído, 90 dias antes do plantio. A planta produz bem em solos de pH 5,6 a 6,5.

Para aplicação do calcário avalia-se os teores de alumínio e cálcio mais magnésio trocáveis expressos em equivalência mg/100cc do solo. A aplicação do calcário dolomítico quando necessária supre também as deficiências de cálcio e magnésio.

 

Plantio e Espaçamento

As ramas ou mudas de batata-doce são plantadas em leiras ou camalhões com 30 a 40 cm de altura, para facilitar a drenagem, aeração do solo, tratos culturais, colheita e conservação do solo. O plantio pode ser feito mecanicamente, com uma transplantadeira de fumo adaptada ou manualmente, com o emprego de uma bengala com a ponta em “U” invertido.


Os espaçamentos mais utilizados para o plantio de batata-doce variam de 80 a 100 cm entre leiras e de 25 a 40 cm entre plantas. Para solos muitos férteis, recomendam-se espaçamentos menores.


As ramas para o plantio devem ser colhidas com antecedência e deixadas à sombra por um ou dois dias para murcharem, evitando-se assim que se quebrem ao serem plantadas. As ramas devem ser cortadas no comprimento de 40 cm e colocadas transversalmente sobre as leiras para o plantio. As ramas são obtidas pelo plantio da batata em viveiro ou de culturas comerciais e são plantadas a uma profundidade de 15 a 20 cm.



Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041