Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Território Mata Sul Pernambucana      Equipe editorial Ajuda

Instituições

Autor(es): Josué Francisco Silva Júnior

Diversas instituições governamentais (federais, estaduais e municipais) e privadas, nacionais e internacionais, atuam visando ao desenvolvimento de todos os setores do Território da Mata Sul Pernambucana. Exemplo de atuação de um organismo internacional no território pode ser citado o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem atuado no território sob alguns aspectos, sobretudo no financiamento de programas como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mata Sul Pernambucana (Promata) do Governo Estadual ou o Programa de Apoio à Inovação Tecnológica de Novas Formas de Gestão na Pesquisa Agropecuária (Agrofuturo) da Embrapa.

Instituições federais da administração direta de forte presença no território com reflexo de atuação sobre a agricultura familiar são os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Pesca e Aquicultura (MPA), da Saúde (MS), da Educação (MEC), entre outros. Da administração indireta, podem ser citados o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, e bancos como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

No âmbito estadual, deve-se registrar a atuação das Secretarias de Estado e de organismos como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa-PE), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), Escola Estadual Agrícola de Palmares, Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins de Escada.

Na esfera municipal, as prefeituras e suas secretarias desenvolvem o trabalho localizado com maior capilaridade. Um exemplo de ação em prol da agricultura desenvolvida por uma Prefeitura Municipal foi a criação da Escola Agrícola Municipal Antonio José de Barros Wanderley, em Sirinhaém, que visa à formação agrotécnica de jovens filhos de agricultores.

Dos serviços nacionais de aprendizagem, que são instituições privadas de interesse público e sem fins lucrativos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) se faz presente no território, realizando diversas capacitações e cursos. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que é uma entidade privada também sem fins lucrativos, tem promovido o desenvolvimento dos empreendimentos de micro e pequeno porte no território. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), uma instituição dirigida pela Ordem dos Jesuítas e com sede no Recife, realizou um trabalho bastante amplo, a partir dos anos 1990, sob o ponto de vista do desenvolvimento sustentável municipal, em Rio Formoso, numa parceria com a organização internacional Avina Foundation.

A boa atuação das instituições no território em prol do desenvolvimento rural ainda depende de uma melhor orquestração. Nesse sentido, o Núcleo de Informação e Gestão Tecnológica para a Agricultura Familiar do Território da Mata Sul Pernambucana tem desempenhado o papel de catalisador dos espaços dessas diferentes instituições, o que se reflete em ações sendo realizadas em locais nunca antes beneficiados por esses organismos.


Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041