Lançamento: 25/01/2013

Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Território Mata Sul Pernambucana      Equipe editorial Ajuda

 Foto: Antiga Usina Serro Azul, Palmares-PE, Maviael Fonseca, 2010.

  Foto: Maviael Fonsêca, 2009.

     A Zona da Mata de Pernambuco foi um dos primeiros espaços brasileiros a ser explorado economicamente, desde a primeira metade do século XVI, com a extração do pau-brasil e, posteriormente, com o cultivo da cana-de-açúcar, quando surgiram os primeiros engenhos, marca registrada da região até os dias de hoje.
A Mata Sul Pernambucana é um território, na divisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que tem em sua história uma economia com raízes culturais ligadas à agroindústria canavieira. Privilegiado pelo rico patrimônio histórico e imaterial e pelas belezas naturais de suas praias, estuários e cachoeiras, o território é também marcado por histórias de resistência e lutas pela sobrevivência, uma vez que é onde se concentra a força de trabalho dos menos privilegiados.


Nas ultimas décadas, com o declínio da cultura da cana-de-açúcar por fatores diversos, a Mata Sul de Pernambuco vem sofrendo dificuldades; porém, a diversificação econômica, a organização social e a reforma agrária são processos importantes para a reconstrução do território.A Árvore do Conhecimento do Território da Mata Sul Pernambucana traz informações sobre a região, abrangendo desde as suas características; atividades econômicas; políticas públicas; programas e projeto; instituições atuantes; até a organização social; além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.

 

 

Veja também

Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!
Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041