Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Tecnologia de Alimentos      Equipe editorial Ajuda

Doce de leite

Autor(es): Fernando Teixeira Silva

O doce de leite é um produto típico da América Latina, e o Brasil e a Argentina são os maiores produtores mundiais. É um produto fácil de ser elaborado e é muito apreciado como sobremesa e também muito utilizado como ingrediente em produtos de confeitaria e panificação.

Em termos de apresentação, o doce de leite pode ser em pasta ou em tabletes. Estes dois tipos são fabricados da mesma forma, porém o tipo em tabletes requer uma adição maior de açúcar e agitação em velocidade mais lenta durante o seu cozimento.

O seu preparo é realizado a partir do leite fresco, que é deixado para descansar por 24 horas, sob refrigeração, para facilitar a remoção da nata superficial. Recomenda-se utilizar leite com teor de creme (nata) reduzido, o que auxilia no processo de fabricação. Na etapa seguinte, é feita a neutralização da acidez do leite com a adição de bicarbonato de sódio (encontrado no comércio), na proporção de 45 gramas de bicarbonato para cada 100 litros de leite. Esta quantidade de bicarbonato pode ser ajustada para conferir cor mais clara ou escura ao doce de leite. Se o doce estiver muito escuro, diminui-se a quantidade de bicarbonato na próxima batelada, se estiver muito claro aumenta-se.

Após a neutralização, o leite deve ser fervido sob constante agitação. Ainda sob agitação é feita a adição lenta de açúcar na proporção de 20 a 25% em relação à quantidade de leite para o doce em pasta. Para doce em tabletes, utilizar de 30 a 35% de açúcar.

O ponto final do doce de leite pode ser determinado colocando-se uma gota do doce em um copo com água fria. Se a gota atingir o fundo do copo sem se desmanchar, o processo pode ser finalizado. Para doce em tabletes, o teste é realizado colocando-se uma colher com o doce de leite na água fria. Se houver a formação de uma massa tipo “puxa-puxa” e não grudar nas mãos, o doce estará no ponto.

Quando o doce estiver no ponto, desliga-se o aquecimento e continua-se a agitação até a mistura atingir 70-75°C. Para o doce de leite em tabletes, bate-se com pá ou espátula até que a temperatura da mistura atinja 40°C.

O doce em pasta normalmente é acondicionado em potes de vidros (a forma mais tradicional), embalagens plásticas ou em latas. O doce em tabletes é normalmente embalado em caixas forradas com papel celofane transparente. A exposição no comércio é feita à temperatura ambiente.
Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041