Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Tecnologia de Alimentos      Equipe editorial Ajuda

Lácteos

Autor(es): Renata Torrezan

A presença do leite na dieta alimentar tem papel importante como fonte de proteínas e de minerais essenciais à promoção do crescimento e manutenção da vida. Na infância, o leite é fundamental como fonte de proteínas, sais minerais e gorduras participando na formação e no desenvolvimento do organismo. Na adolescência, oferece condições para o crescimento com boa constituição muscular, óssea e endócrina. Já para as pessoas idosas é fonte de cálcio, essencial na manutenção da integridade dos ossos.

Os produtos lácteos são aqueles que possuem o leite como principal elemento em sua composição. Entre estes se enquadram o leite fluído pasteurizado ou esterilizado, o leite desnatado, a manteiga, o creme de leite, os queijos, a ricota, o requeijão, o iogurte, os doces e as bebidas lácteas.

A multiplicação de micro-organismos e a rancidez oxidativa são as principais causas da deterioração da qualidade dos produtos lácteos. O tipo de deterioração depende das características específicas de cada produto. Por exemplo, os queijos duros - com baixo teor de umidade - são normalmente afetados pelo crescimento de fungos, enquanto que os queijos brandos ou cremosos - com alto teor de umidade - são mais suscetíveis às fermentações e rancidez.

 

 

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041