Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Soja      Equipe editorial Ajuda

Fungos

Autor(es): Daniel R. Sosa-Gomez

Os fungos entomopatogênicos são inimigos naturais de grande importância porque atacam diversas espécies de insetos e em certas ocasiões podem dizimar as populações da praga. Um dos mais conhecidos é o fungo Nomuraea rileyi que ataca a lagarta-da-soja e a falsa-medideira. O fungo N. rileyi ocorre com elevada prevalência, durante os períodos de umidade relativa elevada (maior de 75% - 80%), dizimando as populações da lagarta-da-soja e tornando, frequentemente,  desnecessária a aplicação de medidas de controle.


As lagartas mortas por esse fungo não apodrecem, apresentam coloração branca, devido ao crescimento vegetativo do fungo, e aspecto seco, mumificado. Sob condições de umidade apropriadas, o fungo esporula passando da coloração branca à verde (Foto 1). Os esporos formados sobre as lagartas mortas se espalham através do vento infectando outras lagartas presentes na lavoura, multiplicando a infecção. Outras espécies de fungos  menos conhecidas, mas não por isso de menor importância como agentes reguladores de populações de lagartas, podem ser mencionados: Zoophthora radicans que infecta lagartas de P. includens e Rachiplusia nu, e Isaria tenuipes que ataca a lagarta-da-soja e os referidos Plusiinae. Outro fungo de prevalência elevada e de grande importância no controle natural das populações de Plusiinae é Pandora gammae (Foto 2). I. fumosorosea. também, pode ocasionar epizootias em populações de moscas brancas do gênero Bemisia. Outro fungo pode provocar doenças generalizadas nas populações de diversas espécies de ácaros, como por exemplo Mononychellus planki e Tetranychus urticae. Na cultura da soja, é frequente encontrar o fungo Neozygites sp., cujos conídios ficam aderidos ao tegumento desses ácaros e iniciam o processo de infecção (Foto 3).

 Nomuraea rileyi  Pandora gammaeNeozigytes
Foto 1 - Nomuraea rileyi
Foto: Arquivo Embrapa Soja
Foto 2 - Pandora gammae
Foto: Flávio Moscardi

 Foto 3 - Neozygites sp.
Foto: Daniel R. Sosa-Gómez


A utilização de defensivos seletivos no manejo de doenças de soja é altamente desejável, devido à diversidade e à frequência da ocorrência de fungos benéficos.


Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041