Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Ovinos de Corte      Equipe editorial Ajuda

Morada Nova

Autor(es): Luciana Cristine Vasques Villela

Origem 

Mesmo com o advento das modernas técnicas de manipulação de material genético para estudos da origem das raças nacionais, a origem da raça Morada Nova permanece incerta até os dias atuais:
•    A raça Morada Nova descenderia diretamente dos carneiros Bordaleiros de Portugal, trazidos para o Brasil na época da colonização e que, desde então, teriam passado por um processo de seleção natural que resultou na ausência de lã.

•    Acreditava-se que estes animais teriam vindo da África, provavelmente na época do tráfico de escravos.

•    Comenta-se  que a raça resultou do cruzamento de ovinos Bordaleiros, vindos de Portugal, com ovinos deslanados africanos.Levando em consideração a ausência de controle sobre a importação de animais e sobre os acasalamentos/cruzamentos nos rebanhos ovinos do Brasil colonial, não parece prudente descartar qualquer das possibilidades acima. Desta forma, é muito provável que a raça Morada Nova tenha contribuições tanto de carneiros ibéricos quanto africanos, tendo seus descendentes sofrido a ação seletiva das forças da natureza.

Aspectos Gerais

A raça Morada Nova é uma das principais raças naturalizadas de ovinos deslanados do Nordeste do Brasil. São animais bem adaptados às condições edafoclimáticas (clima e solo) do semiárido nordestino. Mesmo assim, pequenos rebanhos podem ser encontrados em outras regiões do País, como Sudeste e Centro-Oeste.Além da grande adaptação ao ambiente tropical, a raça se destaca pelo baixo peso adulto, elevada prolificidade (número de crias por parto), não estacionalidade reprodutiva, boa habilidade materna e excelente qualidade de pele. Por outro lado, apresenta baixo ganho de peso e baixa qualidade de carcaça.


Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Saiba Mais
Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041