Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Ovinos de Corte      Equipe editorial Ajuda

Santa Inês

Autor(es): Luciana Cristine Vasques Villela

Origem

A raça Santa Inês é uma raça desenvolvida no Nordeste, porém sua origem ainda é incerta. A mais provável é que seja resultante de combinações entre quatro fontes genéticas:

•    Animais lanados tipo Crioulos, que foram trazidos pelos colonizadores portugueses e espanhóis, mas que sob as condições tropicais, perderam totalmente ou grande parte da lã de seu corpo.

•    Ovinos deslanados oriundos do continente africano, que deram origem à maioria das raças deslanadas do Brasil, América Central e Caribe.

•    A raça Bergamácia, de origem italiana, cruzada tanto com as ovelhas remanescentes daquelas oriundas do continente africano, quanto com as da raça Morada Nova, seguida por um período de seleção e/ou evolução para ausência de lã.

•    As raças Somalis Brasileira e Suffolk, que no final da década de 80 foram adicionadas à raça Santa Inês por um pequeno grupo de criadores.

Aspectos Gerais

A raça Santa Inês, deslanada e de grande porte, encerra alto valor adaptativo (embora seja exigente nutricionalmente) e reprodutivo, o que a destaca como excelente alternativa para a produção de carne em quase todas as regiões do Brasil, com o diferencial de apresentar bom desenvolvimento ponderal, boa resistência a parasitas gastrointestinais, excelente qualidade de pele. Estes atributos a colocam em posição estratégica como reserva de diversidade genética factível de uso em programas de melhoramento, por meio de seleção e cruzamentos. A baixa prolificidade e limitações em algumas características de carcaça são atributos restritivos, mas que não comprometem a raça Santa Inês como opção viável para produção de carne no País.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Saiba Mais
Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041