Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Ovinos de Corte      Equipe editorial Ajuda

Endogamia

Autor(es): Raimundo Nonato Braga Logo

Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consanguíneo ou endogâmico. O resultado deste acasalamento é o aumento da homozigose. Esta pode ser definida como a formação de um zigoto (célula reprodutora resultante da união de dois gametas de sexo oposto) pela união de gametas que têm um ou mais alelos (uma das formas alternativas de um gene, que ocupa determinado locus no cromossomo) idênticos.

Devido ao aumento da homozigose, a consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode ser importante para a fixação e refinamento do tipo desejado. O aumento da homozigose ocorre tanto para genes dominantes quanto para genes recessivos. Quando a homozigose ocorre para genes dominantes, os indivíduos assim obtidos, quando acasalados com outros não consanguíneos, tendem a imprimir, com maior intensidade, suas características e isto é chamado de prepotência. Esse é o motivo pelo qual muitos selecionadores de ovinos de corte utilizam a endogamia em seus rebanhos. Quando eles consideram um reprodutor bom, utilizam-no em suas filhas e netas, para manter seus aspectos fenotípicos em seus filhos.A endogamia permite a separação da população em famílias diferentes, ou linhagens, o que pode ser seguido por seleção, eliminando aquelas piores. Isto pode contribuir para a formação de linhagens consanguíneas distintas, que, quando acasaladas, contribuem para o aumento da média de características de interesse econômico. Esta técnica é muito utilizada para a formação de linhagens comerciais compostas.

Por outro lado, a endogamia pode exacerbar tanto as qualidades quanto os defeitos. Seus efeitos desfavoráveis são caracterizados pela redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor dos animais. Na ovinocultura de corte, este fato é comum, principalmente dentro de rebanhos de criadores elite.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041