Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Milho      Equipe editorial Ajuda

Milho Verde

Autor(es): Jose Luis Ramírez Ascheri
MILHO DOCE

O milho doce (Zea mays L.) é classificado como especial e destina-se exclusivamente ao consumo humano. É utilizado principalmente como Zea mays L. tanto “in natura” como para processamento pelas indústrias de produtos vegetais em conserva

É um tipo de  milho cujo ciclo da lavoura varia de acordo com a cultivar e a época de plantio utilizadas. De um modo geral, a espiga para milho verde pode ser colhida em torno de 90 dias após a germinação, nos plantios de verão, e 120 dias nos plantios de inverno.

No Brasil o milho doce é uma hortaliça voltada para o processamento industrial, sendo ainda pouco difundido para o consumo “ in natura” pelo restrito número de cultivares adaptadas ao clima tropical.

A principal diferença entre o milho doce e o milho convencional é a presença de alelos mutantes que bloqueiam a conversão de açúcares em amido, no endosperma, conferindo o caráter doce, tornando o milho doce enrugado e translúcido quando seco.

As características exigidas pelo mercado consumidor de milho doce diferenciam-se das do milho verde comum. A indústria tem preferência por cultivares que possuem maior teor de açúcar e menor teor de amido, além de maturação, tamanho e formato de espigas uniforme.

 A textura e a espessura do pericarpo do grão também são fatores de qualidade do milho verde. Esses fatores estão diretamente associados à aceitação do produto pelos consumidores. Visando estas definições,  este trabalho tem como objetivos apresentar as características do milho doce para industrialização.

Este cereal é muito popular nos Estados Unidos e no Canadá. Nesses países, o milho doce é tradicionalmente consumido “in natura” .

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041