Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Mangaba      Equipe editorial Ajuda

Formigas cortadeiras

Autor(es): Mirian Fernandes Furtado Michereff ; Miguel Michereff Filho

As formigas do gênero Atta (Hymenoptera: Formicidae), vulgarmente conhecidas por saúvas, são muito nocivas à mangabeira. São insetos que vivem em ninhos subterrâneos, cortam plantas e transportam o material vegetal para o interior da colônia, que é utilizado como substrato para cultivo de um fungo, do qual se alimentam.

As saúvas são facilmente identificadas pela presença de três pares de espinhos no dorso do tórax. Essas formigas são mais ativas à noite e nas horas de temperatura mais amena. Os danos causados pelas saúvas são facilmente reconhecidos pelo tipo de corte que elas fazem nas folhas, em formato de meia-lua ou arco, como pela desfolha completa da copa.

 


 

 Fig.1.  Operária da saúva-cabeça-de-vidro (Atta laevigata). Foto: Márcio Araújo

 

 Controle

O monitoramento das formigas cortadeiras no viveiro e nos pomares em formação deve ser constante, sendo a melhor forma de evitar os danos e prejuízos causados por esta praga. A manipulação do meio ambiente, para impedir, retardar, reduzir ou inibir o ataque ou o aparecimento de formigas cortadeiras, é um dos mais poderosos instrumentos de convivência harmônica com essa praga, por ser um controle ecologicamente sustentável.

O controle químico é um método extremamente importante e, muitas vezes, imprescindível ao controle de formigas cortadeiras, que deve ser feito usando-se iscas granuladas, formicidas em pó ou líquidos termonebulizáveis. Recomenda-se que todos os formigueiros de cortadeiras sejam destruídos na área do viveiro e circunvizinhanças. No plantio definitivo, o controle deve ser feito antes do transplante das mudas, mantendo-se uma vigilância regular para combater reinfestações.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041