Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Manejo Florestal      Equipe editorial Ajuda

Unha-de-gato

Autor(es): Fernanda Lopes da Fonseca

fExiste uma grande variedade de espécies conhecidas como unha-de-gato, porém as duas espécies que se destacam pelas propriedades medicinais pertencem ao gênero Uncaria. A característica principal dessas espécies, típicas de zonas tropicais, são os espinhos em forma de garra de gato. A unha-de-gato trepadeira (U. tomentosa) é grande e possui espinhos semi curvados. A unha-de-gato rasteira ( U. guianensis) é menor e tem dificuldade de subir nas árvores porque possui espinhos curvados, em forma de chifre de carneiro.

Foto: Fernanda Lopes

Unha-de-gato
Figura I: Unha-de-gato encontrada em região de floresta no Acre.

Estudos da composição química de partes dessas plantas mostram a presença de alcaloides que estimulam o organismo contra tumores, inflamações, vírus e úlceras. Desta forma, é uma planta de grande interesse e utilidade na medicina popular e na indústria farmacêutica.

Quanto à produção, é possível extrair em média 0,5 kg de casca por metro de cipó, que deve ser cortado a uma altura de 50 centímetros a 1 metro do solo para favorecer a regeneração da espécie.

Também pode ser produzida em plantios, sendo que as sementes levam de 05 a 20 dias para germinar, e as mudas podem ser plantadas após 6 meses e até 2 anos. É uma espécie que cresce bem em áreas abertas e alcança em média 5 centímetros de diâmetro em 5 anos, com a primeira colheita estimada num período de 05 a 10 anos após o plantio.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041