Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Frango de Corte      Equipe editorial Ajuda

Insumos e serviços

Autor(es): Paulo Sérgio Rosa

Serão considerados aqueles produtos (materiais) que são necessários para uso na rotina de criação (produção) de frangos de corte, considerando que todas as estruturas do aviário com equipamentos permanentes necessários já estejam devidamente instaladas e preparadas para o recebimento dos pintainhos.

A água deve ser monitorada com exames em laboratórios idôneos, considerando os aspectos de contaminação microbiológica e concentração de minerais, pelo menos uma vez por ano. Recomenda-se manutenção e reparos constantes para segurança da rede elétrica, bem como dos equipamentos e utensílios a gás (campandulas e botijões) para produção de calor para os pintainhos nas primeiras semanas de vida.

Para limpeza do aviário e equipamentos, o uso de detergente (sabão preferencialmente neutro) é recomendável para melhorar a eficácia do processo. A desinfeção criteriosa de todo o piso cimentado (área do aviário), incluindo paredes, cortinas telas e forro é extremamente importante para que sejam minimizados os riscos de contaminação dos pintainhos, ainda sem a devida imunidade adquirida, que serão alojados na granja.

A cal virgem (CaOH) pode ser utilizada misturada à cama das aves, quando se procede à reutilização. Existem evidências que a cal possibilita o controle da qualidade da cama, reduzindo tanto a umidade quanto o grau de contaminação principalmente por bactérias. A quantidade de cal utilizada é de 200-300 g/M2 de piso, misturada à cama do aviário.

Por fim, a cama é um dos insumos utilizados em maior volume na produção e será tratada em outras partes (nós) com maiores detalhes. Os produtores independentes que necessitam buscar no mercado a maior parte dos insumos da produção devem se certificar da idoneidade e transparência dos fornecedores de rações ou seus ingredientes, pintos de um dia, vacinas, assistência técnica especializada e outros produtos e serviços, de modo a buscar a segurança da produção.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041