Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Frango de Corte      Equipe editorial Ajuda

Estatísticas de produção

Autor(es): Jonas Irineu dos Santos Filho ; Marcelo Miele ; Franco Muller Martins ; Dirceu João Duarte Talamini

A avicultura de corte é uma das mais importantes atividades na geração de renda, divisas internacionais e emprego para a sociedade brasileira.

A produção de frangos é responsável por um valor bruto da produção, no consumo doméstico, superior a 41 bilhões de reais, sem perder de vista a alta agregação de valor da atividade, seja a montante como a jusante. A jusante, somente na produção primária, a avicultura de corte é o maior demandador de milho e farelo de soja dentro do país. No período compreendido entre março de 2012 e fevereiro de 2013, a avicultura nacional consumiu 18,8% de todo o milho produzido no país.

Em termos de divisas externas a atividade foi responsável por despontar, principalmente nos primeiros anos do novo século, como uma das mais importantes dentro do agronegócio brasileiro. No ano de 2012 a atividade foi responsável pela exportação de US$ 7,7 bilhões, representando 3,17% do total das exportações e 8,04% das exportações do agronegócio.

Segundo o último censo agropecuário do Brasil, a avicultura de corte estava presente em aproximadamente 2 milhões de propriedades rurais no país. Estima-se que existiam em 2006 aproximadamente 21 mil propriedades no Brasil onde se produziam frangos de forma empresarial (avicultura industrial). Em termos sociais tem-se que a produção de frangos se concentra em propriedades com até 100 hectares, o que confirma seu caráter familiar.

A geração de emprego industrial é um dos pontos fortes do setor. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) o número de empregos oficiais gerados no abate e processamento de carne de frangos é de aproximadamente 150 mil postos de trabalho. Na produção primária de frangos, de forma semelhante, tem-se mais de 90 mil postos formais de trabalho.

No Brasil, em 2012, estima-se que cerca de 1 milhão de empregos devam-se à existência da cadeia produtiva de frangos de corte.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041