Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Frango de Corte      Equipe editorial Ajuda

Equipamentos e instalações

Autor(es): Fátima Regina Ferreira Jaenisch

Segundo a Instrução Normativa nº 56/2007 do MAPA, uma granja de frangos de corte deve estar instalada em local tranquilo, a uma distância mínima de 3 km (três quilômetros) de um estabelecimento avícola de reprodução. As instalações deverão ser construídas com materiais que permitam limpeza e desinfecção e providas de proteção ao ambiente externo, com instalação de telas com malha de medida não superior a 1 (uma) polegada ou 2,54 cm (dois centímetros e cinquenta e quatro milímetros), à prova da entrada de pássaros, animais domésticos e silvestres. Devem possuir cerca de isolamento de no mínimo 1 m (um metro) de altura em volta do galpão ou do núcleo, com um afastamento mínimo de 5 m (cinco metros), eficaz para evitar a passagem de animais domésticos, não sendo permitido o trânsito e a presença de animais de outras espécies em seu interior (MAPA, 2007). É recomendável que a área seja rodeada por árvores não frutíferas, para servir de barreira de proteção às dependências do aviário.

Instalar a portaria junto à cerca que contorna a granja, em uma posição que permita controlar a circulação de pessoas e veículos, assim como o embarque dos animais. Utilizar a portaria como único local de acesso de pessoas à granja. Junto à portaria deve ser instalado o escritório para controlar todos os dados gerados na granja que servirá para dar suporte administrativo. Nesse local deve existir pelo menos um banheiro para a higiene e troca de roupas e calçados das pessoas que entrarem na granja.

A retirada das aves descartadas e mortas deve ser feita rotineiramente trabalhando-as em compostagem. A compostagem é um processo eficiente para o descarte dos resíduos da produção e requer um investimento baixo para a construção da composteira. Essa deve ser construída perto do aviário, evitando grande deslocamento de dejetos e aves mortas.

Junto ao portão de acesso principal da granja deve ser construído o arco de desinfecção para higienização dos veículos que entrarem na granja.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041