Lançamento: 02/09/2013

Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Frango de Corte      Equipe editorial Ajuda

Foto: Jorge Somensi
Frango
Fonte: Embrapa Suínos e Aves

O Brasil vem se destacando como um dos maiores produtores de carne de frango do mundo, com produção de 12,645 milhões de toneladas em 2012, terceira maior do mundo, sendo superado apenas pelos EUA e China, respectivamente primeiro e segundo produtores. Em relação às exportações, o Brasil se destaca e ocupa o primeiro lugar do ranking, com 3,918 milhões de toneladas em 2012.

O crescimento quantitativo da cadeia produtiva reflete um crescimento extraordinário no consumo de carne de frango, que passou dos 11,8 kg de consumo per capita em 1988 para 45 kg em 2012, representando um aumento de 280% nos últimos 24 anos (Relatório UBA, 2013). A agroindústria produtora de carne de aves no Brasil se desenvolveu com a aplicação de métodos modernos de produção tanto a campo como nos frigoríficos, e isso contribuiu para a melhoria da qualidade dos produtos cárneos, competindo com os países de primeiro mundo em termos de produtividade, status sanitário do plantel e segurança dos alimentos. Principalmente no Brasil, esta crescente evolução da produção de carne de frango está relacionada ao modelo de integração praticado, onde as agroindústrias possuem papel fundamental na organização dos elos da cadeia produtiva. Toda essa caracterização se refere à cadeia do frango de corte convencional, que representa, aproximadamente, 98% de toda carne de frango produzida no País. Os outros 2% são advindos da produção alternativa, que possui várias denominações (selos) e atende a pequenos nichos de mercado.
A Árvore do Conhecimento Frango de Corte oferece informações sobre a produção de frango de corte, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.

Veja também

Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!
Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Opções de Navegação
  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links
Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041