Lançamento: 29/08/2011

Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Feijão-Caupi      Equipe editorial Ajuda

Foto: Francisco Rodrigues Freire Filho
Feijão-Caupi

O feijão-caupi, Vigna unguiculata (L.) Walp., originário da África, foi introduzido no Brasil no século XVI, pelo Estado da Bahia, por colonizadores portugueses, de onde se expandiu para todo o País. Seu cultivo encontra-se principalmente nas regiões Norte e Nordeste, constituindo-se em um dos mais importantes componentes da dieta alimentar, especialmente da população rural, alcançando importância social e econômica.

O feijão-caupi é também conhecido como feijão-macássar ou macassa e feijão-de-corda na região Nordeste; feijão-da-colônia, feijão-da-praia e feijão-de-estrada na região Norte; feijão-miúdo na região Sul; feijão-catador e feijão-gurutuba em algumas regiões da Bahia e norte de Minas Gerais, e feijão-fradinho nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro.

Atualmente, essa cultura vem adquirindo maior expressão econômica, e seu cultivo é feito tanto por pequenos como por médios e grandes produtores que utilizam alta tecnologia. Vale mencionar que algumas classes de grãos já estão sendo comercializadas em bolsas de mercadorias da região Sudeste, como é o caso do feijão-fradinho.

Mais informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore, por hipertexto ou pelo sistema de busca por palavra.

Veja também
Esta página não contém recomendações.

Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!
Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Opções de Navegação
  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links
Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041