Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Eucalipto      Equipe editorial Ajuda

Produção

Autor(es): Paulo Eduardo Telles dos Santos

A produção florestal é na realidade um processo constituído por várias ações, todas elas interdependentes entre si e segundo uma ordem cronológica coerente. Com pequenas variações, tem-se que realizar os seguintes procedimentos: locação dos talhões no campo, com planejamento das vias de acesso, aceiros, respectivos formatos e dimensões; preparação do solo e adubação de base para o plantio; definição do espaçamento mais apropriado entre as plantas; plantio propriamente dito; reposição de mudas nas covas cujas plantas pereceram (replantio); controle de plantas daninhas; adubação de cobertura; aplicação de técnicas de manejo florestal (desrama e desbaste); colheita e transporte; condução da brotação.

O acompanhamento do estado fitossanitário e nutricional das plantas, a manutenção dos aceiros e o monitoramento da ocorrência de formigas cortadeiras devem ser constantes para preservar o potencial de produção florestal na área do projeto.

Os métodos, produtos e equipamentos disponíveis para a realização das diversas atividades previstas são vários, porém, estão estreitamente relacionados aos fatores físicos e biológicos do meio, situação silvicultural da plantação, bem como o nível tecnológico acessível ao empreendedor.

Para finalizar, ressalta-se que para o pleno sucesso da atividade produtiva é fundamental realizar uma adequada gestão do empreendimento e inclusive, quando pertinente, obter a certificação da produção florestal.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041