Lançamento: 28/04/2014

Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Eucalipto      Equipe editorial Ajuda

Foto: Helton Damin da Silva

O gênero Eucalyptus tem a sua origem na Austrália, Indonésia e outras ilhas da Oceania. Embora existam cerca de 730 espécies reconhecidas botanicamente, não mais que 20 delas são atualmente utilizadas comercialmente, em todo o mundo.

Os primeiros estudos científicos com o eucalipto foram iniciados em 1904, pelo Eng. Agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, no Horto Florestal de Rio Claro, SP, pertencente à ex-Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

O crescimento da área reflorestada no País foi marcante a partir da promulgação da Lei de Incentivos Fiscais, ocorrida em 1966. Estima-se que, atualmente, existam no Brasil, aproximadamente 5 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto.

Os germoplasmas mais utilizados no momento, em função das características de suas madeiras e importância econômica, são: Eucalyptus grandis, E. saligna, E. urophylla, E. dunni, E. benthamiiCorymbia citriodora (ex-Eucalyptus citriodora) híbridos de E. grandis x E. urophylla e outros híbridos interespecíficos.

A Árvore do Conhecimento Eucalipto oferece informações sobre a produção de Eucalipto, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca. 

 

Veja também

Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!
Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

Opções de Navegação
  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links
Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041