Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Espécies Arbóreas Brasileiras      Equipe editorial Ajuda

Descrição botânica

Autor(es): Paulo Ernani Ramalho Carvalho


Foto: Paulo E. R. Carvalho

Forma biológica: árvore perenifólia. As árvores maiores atingem dimensões próximas a 28 m de altura e 50 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.

 

Tronco: é mais ou menos reto. O fuste mede até 7 m de comprimento.

 

Ramificação: é cimosa ou dicotômica. A copa é arredondada, moderadamente ampla, de até 6 m de diâmetro com colorido verde muito vistoso. Na época da brotação, sua folhagem é vermelho-bronzeada.

Casca: mede até 5 mm de espessura. A casca externa ou ritidoma é áspera, cinzenta, fissurada e com marcas horizontais, resultantes das lenticelas. A casca interna é amarelo-clara.


 

Folhas: são bipinadas, imparipinadas, alternas, sem estípulas, com 8 a 9 pares de pinas e uma solitária, no ápice; o pecíolo mede de 2  cm a 10 cm de comprimento; cada pina com 11 a 13 pares de folíolos alternos, pequenos, falciformes ou rômbicos, quase glabros, com a base assimétrica.

 

Inflorescências: reunidas em inflorescências eretas, voltadas para o alto, em rácemos densos, terminais, cônicos, articuladas acima do meio do pedicelo longo, conferindo-lhe um aspecto de singular beleza.

 

Flores: são hermafroditas, abundantes e amarelas.


Foto: Paulo E. R. Carvalho



Foto: Paulo E. R. Carvalho

Fruto: é um legume lenhoso, plano, duro, deiscente, oblíquo, oblongo-lanceolado ou falcado, comprimido, seco liso, coriáceo, bivalvo com as valvas torcidas após a abertura, com deiscência explosiva, medindo de 7,6 cm a 12,0 cm de comprimento por 2,7 cm a 3,1 cm de largura, com um sulco em cada sutura e uma a cinco sementes.

Semente: é comprimida, irregularmente circular, transversa, ovato-obovada ou orbicular a subglobosa, com testa dura e muito rígida, clara, grossa ou sem albúmen, provida de um bico no hilo e marginada (como no pau-brasil Caesalpinia echinata).


Foto: Paulo E. R. Carvalho


 

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041