Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Coco      Equipe editorial Ajuda

Lagarta-urticante-do-coqueiro

Autor(es): Joana Maria Santos Ferreira ; Paulo Manoel Pontes Lins ; José Inácio Lacerda de Moura ; Marco Antonio Barbosa Moreira ; Adenir Vieira Teodoro

O adulto de Automeris cinctistriga (Lepidoptera: Saturniidae) é uma mariposa de coloração marrom-clara com 10,0 cm de envergadura e duas máculas negras nas asas posteriores. Geralmente, o adulto é atraído por fontes luminosas. A lagarta dessa espécie, por ser urticante, provoca ardor na pele humana no local de contato. Esta tem coloração verde, hábito diurno, e pode atingir até 9,0 cm de comprimento no final de seu desenvolvimento. Ocorre esporadicamente na plantação.

 

Sintomas e danos.

A lagarta alimenta-se dos folíolos, reduzindo a área foliar da planta, o que pode provocar atraso e/ou redução na produção do coqueiro. Normalmente, não chega a causar grandes desfolhamentos na plantação. A praga é identificada na plantação pela presença de fezes cilíndricas e fendilhadas encontradas no chão, espalhadas na área do coroamento das plantas.

 

Controle.

Ao serem localizadas, as lagartas devem ser derrubadas das folhas com o auxílio de uma vara e eliminadas por esmagamento. Em caso de haver necessidade de controle da praga, recomenda-se a pulverização da planta atacada com o produto biológico à base de Bacillus thuringiensis (100 g do p.c./100 L de água, na razão de 400 L da solução/ha). Até o momento, não houve registro no Brasil de surtos que justificassem a interferência com produtos químicos.

 

       Foto: Joana Ferreira,2011 

    

     Figura 1. Lagarta urticante do coqueiro Automeris cinctistriga.

       

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041