Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Coco      Equipe editorial Ajuda

Broca-da-ráquis-foliar

Autor(es): Joana Maria Santos Ferreira ; José Inácio Lacerda de Moura ; Paulo Manoel Pontes Lins ; Marco Antonio Barbosa Moreira ; Adenir Vieira Teodoro

O adulto de Amerrhinus ynca (Coleoptera: Curculionidae) mede aproximadamente 2 cm de comprimento, tem coloração amarelada com matiz acinzentada e inúmeros pontos pretos brilhantes e salientes espalhados no corpo, principalmente sobre as asas e no pronoto. O adulto tem hábito diurno, sendo visto com maior frequência no verão; a fêmea prefere as folhas mais velhas para a oviposição. A larva desenvolve-se dentro da ráquis foliar, chegando a atingir 2,7 cm de comprimento. O ciclo de vida da praga é de 6 a 8 meses.

 

Sintomas e danos

O sinal da praga se caracteriza por uma resina escura e sólida que indica pontos de entrada de larvas ao longo da ráquis das folhas, a partir das mais velhas. Galerias internas, grandes e escurecidas se formam ao longo da ráquis atacada, o que provoca amarelecimento, enfraquecimento e quebra das folhas atacadas, resultando em atraso no desenvolvimento da planta e redução na produção. O ataque de A. ynca pode comprometer mais de 50% da coroa foliar planta, o que afeta o metabolismo e, consequentemente, a produção da planta.

 

Controle

Poda das folhas atacadas, seguida de queima. No caso de plantas com muitas folhas broqueadas, recomenda-se que a poda seja gradativa, ou seja, proporcional à emissão de folhas novas, de forma que a planta continue se beneficiando ao máximo de sua massa foliar. O controle químico de A. ynca pode ser efetuado com produto a base de carbosulfano, em intervalos de 20 dias e dirigidas para a região da planta onde se encontra o besouro (normalmente inflorescências e base da ráquis foliar).

 

               Foto. Joana Ferreira,2011

             

                 Figura 1. Adulto da broca da ráquis foliar do coqueiro Amerrhinus ynca

 

 

                         Foto.  Joana Ferreira,2011

             

                   Figura 2. Larva da broca da ráquis foliar do coqueiro Amerrhinus ynca

    

      Foto. Joana Ferreira,2011

        

    Figura 3. Dano causado pela broca Amerrhinus ynca na ráquis da folha do coqueiro

  

              

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041