Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Cebola      Equipe editorial Ajuda

Larva-minadora

Autor(es): Miguel Michereff Filho ; Jorge Anderson Guimarães ; Alexandre Pinho de Moura

Descrição, biologia e ecologia

Os adultos possuem aproximadamente 1,5 mm de envergadura, de coloração preta, com a parte inferior do abdome amarela (Figura 1). Os ovos são colocados na parte interna do tecido foliar. A larva é ápoda (sem pernas), com 1 mm de comprimento, coloração branco-amarelada ou esverdeada (Figura 2).

 

    Fotos: Jorge Anderson Guimarães
Mosca-minadora, Liriomyza spp. adulto                       
 
Mosca-minadora, Liriomyza spp. larva           
Figura 1. Mosca-minadora, Liriomyza spp. adulto 
 Figura 2. Mosca-minadora, Liriomyza spp. larva 

 

As larvas transformam-se em pupas no solo, podendo, também, ser encontradas no interior das galerias (minas) por elas construídas nas folhas. Clima quente e seco e a utilização inadequada de inseticidas favorecem o aumento populacional desta praga. 

A injúria é ocasionada pelas larvas, que abrem galerias em forma de serpentina entre a epiderme superior e a inferior das folhas (parênquima foliar), resultando em lesões esbranquiçadas.

Quando a população de larvas na folha é alta, ocorre redução da área foliar e da fotossíntese. Em alguns casos a planta pode murchar e a folha pode secar prematuramente, havendo, consequentemente, redução na produção de bulbos. O ataque da mosca minadora na cebola também pode favorecer a disseminação de doenças fúngicas.

Controle

Esta praga é controlada naturalmente por inúmeras espécies de insetos predadores e parasitóides. Em geral, não necessita de controle químico. Recomendam-se as seguintes medidas para manejo do ambiente de cultivo:

  • destruir restos culturais e evitar plantios de culturas hospedeiras (feijoeiro, ervilha, fava, batatinha, tomateiro e melancia) próximas à cultura da cebola e;
  • evitar o uso excessivo de agrotóxicos na cultura para não destruir a população de inimigos naturais da praga, presentes na área.
Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041