Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Agroenergia      Equipe editorial Ajuda

Algas

Autor(es): Talita Delgrossi Barros

O biodiesel de algas é produzido a partir de plantas muito pequenas, que estão presentes nos oceanos, lagos e rios. O crescimento desta planta se dá pela fotossíntese, havendo apenas a necessidade de sol, água e gás carbônico.

Este tipo de combustível apresenta vantagens para o meio ambiente, pois sua queima é mais limpa e mais eficiente, liberando menor quantidade de gás carbônico que os combustíveis fósseis. Estas características minimizam o efeito estufa e o aquecimento global.

As microalgas são ricas em lipídios, ou seja, entre 60% e 80% de seu peso são compostos por ácidos gordurosos.

Segundo alguns estudos, a partir de um hectare de algas podem ser produzidos cerca de 100 mil litros de biocombústivel, quantidade muito superior ao das oleaginosas.

Os óleos presentes nas microalgas têm características físico-químicas e químicas semelhantes aos óleos vegetais, podendo ser qualificadas como a principal fonte de matéria-prima para os biocombustíveis que serão utilizados no futuro.

A nova alternativa não prejudica a agricultura, pois é possível seu cultivo tanto com água salgada quanto  doce, em ambientes quentes e luminosos.

Sendo assim, o Brasil dispõe de todas as condições necessárias para a produção de microalgas destacando-se a região Nordeste.



O Cultivo

O cultivo das microalgas é simples. Podem ser produzidas em reatores, ou seja, tanques abertos com mais de 10 cm de altura.

A produção em tanques com água marinha diminui o uso de terra fértil e de água potável doce.

Nestes tanques, as microalgas são alimentadas com os nutrientes presentes nos resíduos agrícolas, nos detritos de suínos, nas águas residuais de esgotos e principalmente no gás carbônico.

O processo de produção não exige o emprego de adubos químicos e a colheita pode ser feita todos os dias, pois elas dobram de tamanho a cada dois dias. O plantio pode ser feito em regiões áridas e ensolaradas, incluindo as zonas desérticas.

Estas plantas são matérias-primas de natureza não alimentícia, mas sustentável, pois produzem grandes proporções de biomassa rica em óleo, que quando extraído pode gerar biodiesel.

 

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Saiba Mais
Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n°    
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901 | SAC
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041