Imprimir Compartilhe









Comunicar Erro









 
 
 
ÁRVORE DO CONHECIMENTO Açaí      Equipe editorial Ajuda

Plantio

Autor(es): Walnice Maria Oliveira do Nascimento ; João Tomé de Farias Neto ; José Edmar Urano de Carvalho ; Maria do Socorro Padilha de Oliveira

O plantio do açaizeiro em terra firme deve ser efetuado no início do período chuvoso, em covas com dimensões de 40 cm x 40 cm x 40 cm, previamente adubadas (pelo menos 30 dias antes do plantio) com duas pás de esterco curtido, o que equivale a aproximadamente 10 kg, ou com uma pá de cama de galinha e 200 g de superfosfato triplo (SFT), cobrindo-as, em seguida, até o momento do plantio.

Na ocasião do plantio, devem-se distribuir as mudas em local próximo às covas, reabrir as mesmas e misturar a porção da terra retirada com os 200 g de STF e o adubo orgânico. Deve-se retirar as mudas dos sacos de plástico por meio de um corte nos mesmos e plantá-las no centro das covas, cobrindo o torrão da muda com a mistura da terra até a região do coleto, e fazer uma pressão neste local para evitar a formação de bolhas de ar e apodrecimento de raízes. Mudas mal plantadas (com o coleto exposto) trarão problemas mais tarde ao produtor, como: tombamento com facilidade, ponto de penetração de insetos e microrganismos, etc.

Recomenda-se, após o plantio, o uso de cobertura morta em volta da muda, principalmente em plantios fora de época. Esse procedimento visa minimizar os efeitos de possíveis veranicos que possam ocasionar uma  escassez de água acentuada e levar à morte das mudas recém-plantadas. Além disso, a cobertura morta serve também para controle parcial do mato (plantas daninhas) em volta da muda.O sombreamento nos primeiros meses das palmeiras é fundamental para a sobrevivência, pois funciona como redutor do metabolismo vegetal, podendo ajustá-lo às condições insatisfatórias, como a escassez de água no solo e a alta luminosidade.

Se for utilizada irrigação, o plantio pode ser efetuado em qualquer época do ano, adotando-se os mesmos procedimentos indicados para o plantio em terra firme. No caso de plantio em área de várzea, o mesmo deve ser realizado no final do período chuvoso.

Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!

Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.

  Hiperbólica
  Hipertexto
  Links

Pasta de documentos

Agência Embrapa de Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
Política de Privacidade. sac@embrapa.br - 2005-2011
EMBRAPA - Parque Estação Biológica - PqEB s/n??.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041