Apresentação

Agência de Informação Embrapa - contribuição para transferência do conhecimento

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma empresa geradora de informações tecnológicas de notável impacto no agronegócio. Tais informações necessitam de divulgação ampla e apropriada, aqui entendida como aquela cujo alcance transcende o grupo original da pesquisa e atinge os interessados em conhecer os sistemas de produção agropecuária. A Embrapa compõe o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), ao qual é atribuída a atual competitividade brasileira em diversas cadeias produtivas de origem animal e vegetal.

O conhecimento gerado e acumulado ao longo de mais de três décadas de trabalho pela Embrapa motivou o desenvolvimento de ferramentas de informática sofisticadas, que permitem à empresa oferecer os dados requeridos por clientes do agronegócio. A Agência de Informação Embrapa prima pela qualidade e democratiza o acesso ao conteúdo técnico-científico gerado pelas pesquisas da empresa. Trata-se de um repositório de informações tecnológicas com foco no agronegócio, e disponibilizado pela web, de forma gratuita. Visa prover e ampliar o acesso às informações para a transferência de tecnologia e incrementar os ganhos no agronegócio.

Vários Temas e Produtos objetos de pesquisa da empresa estão sendo estruturados pela Embrapa com ênfase nas respectivas cadeias produtivas, quais sejam: bovino de corte, ovinos, suínos, eucalipto, bovino de leite, algodão e feijão. No momento, estão efetivamente disponíveis as do feijão e do agronegócio do leite, e uma de tema - espécies arbóreas da Amazônia.

Características

A Agência de Informação de Produtos estrutura o conhecimento de forma hierárquica, organizando a informação a partir dos três segmentos componentes: "antes da porteira" (insumos utilizados na produção agropecuária), a produção agropecuária e "depois da porteira" (a chamada "pós-produção agropecuária") e suas tendências mercadológicas.

Para tanto, a Agência de Informação utiliza tecnologia de informação desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária: os software Hipervisual e HiperEditor, que permitem a criação e a edição de uma árvore hiperbólica. Essa técnica de visualização e navegação proporcionada pelos software possibilita a organização das informações de maneira hierárquica, apresentando os dados em ramificações. Assim, as informações disponíveis na web podem ser acessadas de forma mais eficaz que a tradicional navegação por hiperlink, oferecendo ao usuário uma visão global da estrutura do sítio, ou seja, sem que se perca o contexto da informação.

Metodologia

Para criar a Agência de Informação, a Embrapa desenvolveu uma ferramenta que dá suporte a uma metodologia de organização da informação, usando o conceito da árvore de conhecimento, baseado na cadeia produtiva.

A metodologia é adotada em todos os momentos no sistema: na criação da estrutura de navegação, na navegação do usuário final e na geração do conteúdo de cada um dos nós pelos quais um usuário navega. Para facilitar a incorporação dessa ontologia, utilizou-se a representação em árvore hiperbólica.

Na estrutura da árvore hiperbólica, em seus primeiros níveis (próximo ao "tronco", por assim dizer), estão os conhecimentos mais genéricos. Já nos níveis mais avançados (nos "ramos"), encontram-se informações específicas, as quais têm como perfis de clientes grupos diversificados como produtores agropecuários, extensionistas rurais, agentes da pesquisa, técnicos, professores, estudantes e outros interessados nas atividades agropecuária.

Em cada nó da árvore se insere um conjunto de informações, que versa sobre determinada temática e que é resultado da compilação do conhecimento construído por agentes diversos, como pesquisadores, extensionistas e produtores rurais. Recursos audiovisuais como textos, imagens, mapas, base de dados, sons e vídeos potencializam a eficácia na transmissão de informação aos que almejam acessá-la.

A Agência se utiliza do padrão internacional de classificação de informação por metadados Dublin Core, assegurando qualidade e interface com outros sistemas de informação.

O sistema Agência foi criado a partir da tecnologia J2EE (Java 2 Enterprise Edition), integrada ao gerenciador de banco de dados Oracle. O sistema integral centraliza seu processamento nos servidores de dados e de aplicações, de forma a garantir sua robustez.

Além da Embrapa Informática Agropecuária e da Embrapa Informação Tecnológica, as demais unidades de pesquisa da Embrapa se configuram como potenciais parceiras neste empreendimento tecnológico e do conhecimento estabelecido, o qual, sem dúvida alguma, produzirá frutos de ímpar versatilidade, no tocante à compilação do conhecimento.

 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Política de Privacidade. sac@embrapa.br
2005-2007

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041