Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

 

Fortalecimento do Cooperativismo Leiteiro

Autor(es):  Vicente Nogueira Netto Aloísio Teixeira Gomes

  Buscar  

 

   Busca Avançada

O relacionamento entre indústria e produtor, durante a última década, sofreu um duro golpe com a redução do número de cooperativas de laticínios. No início dos anos 90, mais de 50% do leite produzido no País era captado e beneficiado pelas cooperativas. Estima-se que atualmente a captação das cooperativas atinja no máximo 40% da produção brasileira de leite.

Não obstante o enfraquecimento do setor, as cooperativas bem administradas continuam sendo a solução para o produtor. Nos países com pecuária de leite desenvolvida, a exemplo da Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, as cooperativas prevalecem. No mercado doméstico, verifica-se que os produtores recebem melhores preços e serviços nas bacias leiteiras onde atuam cooperativas fortes.

Com o objetivo de revigorar o cooperativismo leiteiro nacional e garantir ao produtor melhor remuneração e maior estabilidade de preços, a Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL), juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), está realizando um censo de setor. De posse desse diagnóstico, pretende-se realizar um grande evento, com a participação de todas as lideranças do cooperativismo leiteiro, para traçar um plano de desenvolvimento estratégico que possibilite maior participação das cooperativas na cadeia produtiva da pecuária leiteira nacional.

  Hiperbólica
 

Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar

  Informes
Embrapa Gado de Leite
Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Política de Privacidade. sac@embrapa.br
2005-2007
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041