Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

 

Qualidade

Autor(es):  Aldemir Chaim Vera Lúcia Ferracini Antonio Luiz Cerdeira

  Buscar  

 

   Busca Avançada

A temática Qualidade Agroambiental no meio rural estuda desde o desenvolvimento de tecnologias para aumentar a eficácia das aplicações de agrotóxicos, até a dinâmica desses produtos no meio ambiente, contribuindo, assim, para racionalizar o uso de agroquímicos, protegendo as águas subterrâneas e superficiais, a biodiversidade e a saúde de produtores e consumidores.

Produtos naturais de interesse agropecuário
  A conscientização sobre a necessidade de aumentar os cuidados com o meio ambiente e o conhecimento dos problemas que os poluentes sintéticos podem acarretar à nossa saúde têm demandado métodos alternativos de controle das pragas agrícolas menos poluentes e com menor toxicidade aos animais úteis.
Ecologia química
  A Ecologia química na agricultura abrange o estudo das interações químicas entre os seres convivendo em um habitat comum, sejam eles plantas, insetos ou microrganismos, e o potencial de seu uso no manejo e controle integrado de pragas e doenças.
Resíduos de agrotóxicos
  A preocupação mundial com as possíveis conseqüências do aumento do uso agrícola de agrotóxicos se reflete em regulamentações cada vez mais exigentes sobre os níveis de resíduos nos produtos agrícolas e no meio ambiente.
Dinâmica de agroquímicos
  Depois da aplicação de um agrotóxico, adubo ou fertilizante no solo, vários processos físicos, químicos, físico-químicos e biológicos determinam seus respectivos comportamentos.
Modelagem e simulação de processos agroambientais
  A modelagem e a simulação matemática constituem um conjunto de métodos que são utilizados por pesquisadores com o objetivo de resolver ou compreender um determinado problema por meio de conhecimentos matemáticos ou de simulação.
Tecnologia de Aplicação
  Entende-se por tecnologia de aplicação de agrotóxicos o emprego de todos os conhecimentos científicos que proporcionem a correta colocação do ingrediente ativo biocida no alvo em quantidade necessária, de forma econômica, com o mínimo de contaminação de outras áreas. Entretanto, a aplicação de agrotóxicos praticada atualmente, é extremamente desperdiçadora de energia e de produto químico.
Avaliação de risco agroambiental
  A biotecnologia se refere ao uso científico e/ou industrial de organismos vivos para gerar ou modificar produtos ou ainda melhorar plantas, animais ou microrganismos já existentes.

  Hiperbólica
 

Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar

  Informes
Embrapa Meio Ambiente
Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041