Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

 

Políticas Agroambientais

Autor(es):  Luiz José Maria Irias Miguel Ângelo da Silveira Valéria Sucena Hammes Cláudio César de Almeida Buschinelli

  Buscar  

 

   Busca Avançada

Os conhecimentos gerados pela Embrapa Meio Ambiente nas pesquisas para a melhoria tecnológica do manejo e  da qualidade ambiental na agropecuária têm sido aplicados na instrumentalização de políticas agroambientais. Os projetos de desenvolvimento metodológico para diagnóstico rural, educação agroambiental e avaliação de impactos e de sustentabilidade das atividades produtivas rurais têm permitido a proposição de sistemas de gestão ambiental dos estabelecimentos rurais e de territórios.  A estes projetos de desenvolvimento de produtos e de processos produtivos integrados pode-se incluir a certificação ambiental como diferencial de qualidade e de competitividade, abrindo novas perspectivas de inserção no mercado e rompendo barreiras comerciais.

Impactos ambientais
  Estuda os impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente: tendências e cenários, globalização, mudanças, agenda de pesquisa, tecnologias agropecuárias tradicionais, educação e treinamento, ação institucional e, imagem do Brasil na mídia.
Agricultura familiar
  A agricultura não se resume a uma atividade produtiva como as outras, tão somente inscritas na economia de mercado.
Agroecologia
  Agroecologia é tida como um campo do conhecimento de natureza multidisciplinar, cujos ensinamentos pretendem contribuir na construção de estilos de agricultura de base ecológica e na elaboração de estratégias de desenvolvimento rural, tendo como referência os ideais da sustentabilidade numa perspectiva multidimensional.
Valoração ambiental
  Uma das principais questões debatidas atualmente quando se trata das relações entre os sistemas econômicos e os sistemas ecológicos ou ambientais refere-se ao processo de se associar valores econômicos aos bens e serviços ambientais.
Educação ambiental
  Contribui para a formação de sociedade sustentável, considerando a garantia de produção de alimentos para as gerações futuras uma premissa de sustentabilidade.
Gestão agroambiental
  A Gestão Agroambiental é um conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos direcionados para preservar as estruturas físicas e biológicas determinadas palas interações e arranjos dos componentes bióticos e abióticos dos agroecossistemas, bem como dos grupos sociais que deles dependem.
Multifuncionalidade da agricultura
  A noção de multifuncionalidade da agricultura, de origem européia, é uma forma ampliada de considerar a agricultura em relação à perspectiva tradicional, que por sua vez, está centrada no aspecto econômico, na produção de alimentos e fibras destinados ao mercado, cujos valores são regulados com base em transações mercantis.
Análise espacial e planejamento agroambiental
  Podemos entender o planejamento agroambiental como o estudo que visa à organização ou à ocupação racional do espaço rural, mantendo uma relação harmoniosa entre a atividade agropecuária e o meio ambiente.

  Hiperbólica
 

Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar

  Informes
Embrapa Meio Ambiente
Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041