Link para o Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

 

Fauna

Autor(es): Evie dos Santos de Sousa ; Amabílio José Aires de Camargo ; Ludmilla Moura de Souza Aguiar

  Buscar  

 

   Busca Avançada

 

 

FAUNA DO BIOMA CERRADO

INTRODUÇÃO

A fauna do bioma Cerrado, freqüentemente é mencionada como pouco conhecida. A afirmação é verdadeira quando se considera que a maioria das áreas não foi ainda inventariada ou se foram, o levantamento foi superficial, permitindo apenas estimativas do número total de espécies. No entanto, percebe-se que a fauna é rica dada à heterogeneidade de ambientes no Cerrado.

Existem cerca de 320.000 espécies de animais na região do Cerrado, sendo apenas 0,6 % formada por animais vertebrados. Animais vertebrados são aqueles que possuem coluna vertebral, como mamíferos, aves, peixes, etc. Entre os animais invertebrados, os insetos têm posição de destaque com cerca de 90.000 espécies, representando 28 % de toda a biota do Cerrado.

O termo invertebrado não tem significado biológico, mas é usado para representar todos os animais que não são vertebrados. Diferenciam-se desses por possuírem um tubo com nervos ao longo do corpo capazes de responder aos estímulos do ambiente.

Em relação à fauna de insetos (entomofauma) da região existem três sub-regiões faunísticas distintas para alguns grupos nas quais baseiam-se as ações prioritárias para a conservação da biodiversidade de invertebrados no Cerrado: a primeira abrange o leste da Chapada dos Veadeiros, norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, sudeste do Maranhão, sul do Piauí, leste de Goiás e Distrito Federal e parte de São Paulo; a segunda, o centro-este do Goiás, Tocantins, centro-sul de Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul e a terceira, abrange a parte sul e sudeste da região do Cerrado.

A seguir serão apresentados alguns números que demonstram a riqueza estimada da fauna que compõe a biota da região (o termo biota é usado para designar a flora e fauna de uma dada região).

Grupo

Número estimado de espécies

Porcentagem (%) com relação ao número total de espécies

Vírus

160.000

50,0

Insetos

90.000

28,0

Fungos

40.000

12,5

Outros grupos

8.000

2,8

Protozoários

5.000

1,5

Outros Artrópodos

5.000

1,5

Vertebrados

2.000

0,6

 

 

FAUNA DO BIOMA CERRADO

FATORES QUE AMEAÇAM A FAUNA

Ema em cultura de soja nos arredores do Parque Nacional das Emas.

Foto: Marina de Fátima Vilela

A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. O avanço da fronteira agrícola, a caça de subsistência e a caça predatória, a venda de produtos e animais procedentes da caça, apanha ou captura ilegais na natureza são fatores que participam de forma efetiva do processo de extinção.

Este processo vem crescendo nas últimas duas décadas à medida que a população humana cresce e os índices de pobreza aumentam. Uma forma de perceber se há efeito da exploração desordenada das áreas nativas no tocante à fauna residente é o acréscimo significativo do número de espécies na lista oficial de fauna silvestre ameaçada de extinção.

Com ela podemos decidir quais espécies e ecossistemas devem ser prioritariamente protegidos e conservados e aqueles que poderiam ser utilizados dentro de princípios sustentáveis.

Proteger e utilizar racionalmente os recursos da fauna são ações de manejo que demandam conhecimento, técnica, controle e monitoramento. A proteção e o manejo ordenado da fauna silvestre na busca de sua conservação podem e devem ser feitos pelo Governo e pela Sociedade de forma a proteger um patrimônio que é de todos: o patrimônio natural do Brasil, bem de uso comum de todos os brasileiros e garantia para as futuras gerações.

Anta Atropela em rodovia nos arredores do Parque Nacional das Emas.

Foto: Fabiana de Góis Aquino

 

Mamíferos
  Descreve as principais características da fauna de vertebrados do Bioma Cerrado
Fauna de insetos do Cerrado
  Descreve as principais características dos invertebrados terrestres do bioma Cerrado

  Hiperbólica
 

Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar

  Informes
Embrapa Cerrados
Cerrado Brasil
Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n. 9.610.
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041