Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

 

Tipos de Vegetação do Bioma Cerrado

Autor(es):  José Felipe Ribeiro Bruno Machado Teles Walter

  Buscar  

 

   Busca Avançada

 

INTRODUÇÃO

 

O território brasileiro tem grande diversidade de clima, de paisagem, de solo, de vegetação e de fauna. Este fato se deve, em grande parte, às proporções continentais que o país possui. O espaço geográfico brasileiro se estende por mais de 8,5 milhões de Km2, situados em latitudes que vão desde aproximadamente 5º N até quase 34º S. Esta grande extensão territorial é composta por um verdadeiro quebra-cabeça de grandes conjuntos de vegetação aos quais denominamos Domínio.

Um Domínio é um conjunto particular de condições de clima, de geografia, e de vegetação, dentre outros fatores que diferem das condições predominantes nas demais áreas. Além das condições predominantes, outras feições de paisagens ou condições ecológicas podem ocorrer em um mesmo Domínio. Desta maneira, apesar do Bioma Cerrado ser o tipo de vegetação mais freqüente no Domínio do Cerrado, não é o único Bioma que compõe este Domínio. Os ambientes de florestas, como as Matas Ciliares – que ocorrem às margens de cursos de água – e as Matas Secas – que ocorrem, geralmente, em solos com afloramentos de rocha –, são exemplos de ambientes que pertencem a outros tipos de Bioma – no caso do tipo florestal – que não o Bioma Cerrado.

Podemos definir um Bioma como um conjunto de vida, vegetal e animal, especificado pelo agrupamento de tipos de vegetação e identificável em escala regional, com condições geográficas e de clima similares e uma história compartilhada de mudanças cujo resultado é uma diversidade biológica própria. A localização geográfica de cada bioma é condicionada predominantemente pelos seguintes fatores: clima, temperatura, precipitação de chuvas e pela umidade relativa, e em menor escala pelo tipo de componentes do solo.

 

PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL

 

Mapa demostrativo dos biomas brasileiros.

Ilustração: Amabílio José Aires de Camargo

Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) foi um importante pensador do século XIX; seus estudos abrangem as áreas de botânica, etnografia, folclore e história. Recebera da Academia de Ciências da Baviera, juntamente com Baptiste von Spix (1781-1826), a responsabilidade de pesquisar as províncias mais importantes do Brasil para formação de coleções de plantas, animais e minerais. Foi neste contexto que Martius desenvolveu o seu sistema de classificação dos principais conjuntos de vegetação do Brasil, o qual era composto por cinco províncias de vegetação distribuidas geograficamente: Nayades (Província das Florestas Amazônicas), Dryades (Província das Florestas Costeiras ou Atlânticas), Hamadryades (Província das Caatingas do Nordeste), Oreades (Província dos Cerrados) e Napaeae (Província das Florestas de Araucária e dos Campos do Sul).

Atualmente há vários sistemas de classificação para grandes áreas de vegetação existentes no país. No entanto, são reconhecidos, geralmente, seis grandes biomas: o Cerrado, os Campos Sulinos, a Floresta Atlântica e de Araucária, a Caatinga, a Floresta Amazônica e o Pantanal.

Em cada bioma há um tipo de vegetação (fitofisionomia) predominante, que ocupa a maior parte da área, e que é determinada em primeiro lugar pelo clima. Outros tipos de vegetação também são encontrados, e a sua ocorrência está associada a eventos temporais (tempos geológico e ecológico) e variações locais, como aspectos físicos e químicos do solo, paisagem, relevo e topografia.

 

 

TIPOS DE VEGETAÇÃO DO BIOMA CERRADO

 

 

Mapa demostrativo dos tipos de vegetação do bioma Cerrado.

  Ilustração: José Felipe Ribeiro

Por tipo de vegetação entende-se a fisionomia, a flora e o ambiente, e por forma de vegetação apenas a fisionomia. A fisionomia inclui a estrutura, as formas de crescimento (árvores, arbustos, etc.) e as mudanças estacionais (sempre-verde, semidecídua, etc.) predominantes na vegetação. A estrutura, por sua vez, refere-se à disposição, organização e arranjo dos indivíduos na comunidade, tanto em altura (estrutura vertical) quanto em densidade (estrutura horizontal). Alguns sistemas de classificação também podem definir fisionomia pelos critérios consistência e tamanho das folhas

Para definir um tipo de vegetação, em qualquer escala, pode-se usar um, dois ou os três critérios que compõem este termo. O mesmo vale para definir fisionomias, embora a estrutura ou as formas de crescimento dominantes, ou ambas, sejam os critérios mais utilizados. Portanto, o uso do termo cerrado como tipo de vegetação pode incorporar componentes que não são observados quando apenas a forma de vegetação é considerada.

São descritos onze tipos principais de vegetação para o bioma Cerrado, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre). Considerando também os subtipos neste sistema são reconhecidas 25 tipos de vegetação.

Flora
  Descreve as principais características dos estratos arbóreo e herbáceo que compõem a flora do Cerrado brasileiro
Vegetação Florestal
  Descreve as principais características das fitofisionomias florestais do Bioma Cerrado
Savanas
  Descreve as principais características das formações savânicas do Bioma Cerrado
Vegetação campestre
  Introduz o tema das principais características dos tipos fitofisionômicos campestres do Bioma Cerrado

Informações Complementares:

Adicionar à Pasta As fitofisionomias e a interrelação das populações tradicionais com o bioma cerrado O bioma cerrado: distribuição, potencial e as populações tradicionais; Fitofisionomias, singularidades e usos; Cerradão; Cerrado rupestre de altitude; Cerrado ‘strit sensu’; Campo limpo; Mata galeria; Mata ciliar; Veredas; Considerações finais; Referências. Mais Detalhes

Adicionar à Pasta O conceito de bioma O termo fitofisionomia foi proposto praticamente ao mesmo tempo que o termo formação. O termo bioma, proposto mais tarde, apenas adicionou a fauna à uniformidade fitofisionômica e climática, características desta unidade biológica. Várias modificações conceituais foram apresentadas por diversos autores, ao longo do tempo, acrescentando outros fatores ambientais ao conceito original, como Mais Detalhes

Adicionar à Pasta Aerial photo land cover classification of cerrado physiognomies : detailed or accurate maps The Cerrado Biome in Brazil has a remarkable diversity of vegetation types and physical environments so endangered by the new trends in the country's economic development that it has been included in the Conservation International list of 25 biodiversity "hotspots" on Earth. The Cerrado Biome landscape diversity makes it a very puzzling subject for landscape ecology studies and remote Mais Detalhes
  Hiperbólica
 

Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar

  Informes
Embrapa Cerrados
Cerrado Brasil
Topo | Página Inicial | Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Política de Privacidade. sac@embrapa.br
2005-2007
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041